Loading...

Sondagem de Solo

É um tipo de investigação do subsolo, bastante utilizado na construção civil, também conhecido como Sondagem à percussão (SPT – Standart Penetration Test), ou sondagem de simples reconhecimento, que tem como objetivo explorar e conhecer o tipo de solo (argila, areia, rocha e etc.), usado normalmente para solos granulares, solos coesivos e rochas brancas. Obtendo as camadas que constituem os solos, suas resistências, nível do lençol freático e outras características que permitirão definir e dimensionar o tipo de fundação mais adequado da obra. A Sondagem a percussão para reconhecimento de solo é normatizada pela NBR 6484 (ABNT, 2001). E para amostragem de material, obedecemos às normas da NBR 6502/95, NBR 7250/82 e NBR 8036/83 da ABNT. A Escav - Engenharia de Fundações tem como diferencial, garantir através da fiscalização das equipes de sondagem a qualidade total dos dados obtidos e utilizando-os com segurança nos cálculos geotécnicos de capacidade de carga do solo.

 
 

Estacas Escavadas

As estacas escavadas caracterizam-se por serem moldadas in loco após escavação do solo com perfuratriz rotativa. A Escav executa estacas escavadas mecanicamente com perfuratriz hidráulica montada sobre chassis de caminhão. O procedimento caracteriza-se em perfurar, através de trados helicoidais contínuos ou sequenciais, até a cota desejada, com posterior lançamento de concreto e colocação da ferragem. Os diâmetros disponíveis variam de 25 cm a 120 cm, até a profundidade de 18 m.

 
 

Hélice Contínua Monitorada

As estacas do tipo Hélice Contínua Monitorada (com trado segmentado), estão sendo muito utilizadas atualmente. Trata-se da perfuração do terreno através de um trado helicoidal contínuo, que retira o solo sem desconfinamento. Uma vez atingida a profundidade de projeto, o concreto é bombeado por dentro do trado a partir da cota de ponta da estaca. O trado é cuidadosamente sacado simultaneamente ao bombeamento de concreto. A armadura pode ser simplesmente espetada no topo da estaca ou introduzida através de vibrador. Em um computador instalado na máquina são registrados todos os parâmetros referentes ao perfil da estaca executada tais como: torque, velocidade de elevação do trado, volume teórico e real de concreto utilizado, pressão de bombeamento utilizada, e tempo de execução. Além de não produzirem vibrações, as estacas hélice continua tem uma produção elevada, e também podem ser executadas abaixo do nível d'água.

 
 

Bate Estacas Pré e Metálicas

O Bate-estacas são equipamentos para cravar estacas no solo, sejam as estacas Pré Moldadas de Concreto Protendido ou Perfil Metálicos. Os mais utilizados na construção civil para realizar obras de fundações e contenções, são os Bate-estacas por gravidade, seu funcionamento é simples, constituído de uma massa metálica (pilão ou martelo que normalmente variam de 600 kg até 7.000 kg) que içado por meio de guinchos, cabos e uma torre ou tripé, é deixado cair em queda livre de uma altura determinada, cravando à estaca com golpes sucessivos à percussão.  A Escav hoje, detém um sistema de carrinhos movimentados com sistema hidráulico para a movimentação de seus Bate-estacas, permitindo uma movimentação muito mais rápida e segura na obra.



Esquema de um Bate Estaca

 
 

Reforço de Fundação

Para este serviço utilizamos Estacas Mega ou prensada. Este tipo de estacas é indicado para recuperação de estruturas que sofreram algum tipo de recalque ou danos ou para reforço de embasamento nos casos em que se deseje aumentar a carga sobre a fundação existente.

Na sua execução são empregados: pessoal e equipamentos especializados e utilizam módulos de estacas pré-moldada sendo sua cravação conseguida por reação da estrutura existente.

Os elementos constituem de uma ponta que pode ser em aço ou, mais freqüente, de concreto pré-moldado e por módulos extensores em formato de tubo, ou seja, oco por dentro, com encaixes, de modo que fiquem bem travados. A solidarização é conseguida, após atingir a nega (por reação), colocando-se a armadura e concretando-se na parte oca da estaca, deixando esperas. Por fim é conveniente executar um bloco de coroamento logo acima de um travesseiro, para solidarizar a estrutura a ser reforçada com a estaca prensada colocada.


Execução de Estacas Prensadas


Elementos de solidarização da estaca Mega

 
 

Quer um orçamento ?

Acesse nosso formulário de contato e preencha com suas informações para iniciarmos um projeto.

solicite aqui